55 11 4368-9355
 

Japão e o Mundo

Kazu, o goleador mais velho do Japão, não quer parar

Atacante de 48 anos quebrou o próprio recorde de jogador mais velho a marcar no país e não pensa em se aposentar ainda: "Até quando me oferecerem propostas"



O nome dele é Kazuyoshi Miura, mais conhecido como “King Kazu”, o jogador mais velho a marcar um gol no futebol japonês. Com 48 anos e 38 dias, o atacante do Yokohama FC quebrou o próprio recorde no início do mês de março. Ele não precisou de muito tempo para voltar a fazer o dele. Foram 14 dias e dois jogos de espera para o veterano balançar novamente as redes da segunda divisão do Campeonato Japonês e ampliar um pouco sua própria marca.

Mas quanto tempo o lendário atacante, que tem 390 jogos e 93 gols na carreira, ainda vai figurar nos gramados? Isso nem ele sabe.

"Não tenho ideia! Até quando os clubes me oferecerem propostas", brincou o japonês, em entrevista ao GloboEsporte.com, por email.

O “Rei Kazu” começou a despontar no Brasil na década de 80. Depois de jogar nas divisões de base do Juventus, de São Paulo, o atacante atuou em outros clubes brasileiros como Santos, CRB e Coritiba. E a história da chegada do japonês em nossas terras é mais inusitada ainda. O pai de Kazu era um empresário milionário no Japão e decidiu apostar no sonho do filho de jogar futebol.

Deu certo. Tanto que o primeiro jogador japonês a atuar no Brasil também ganhou o mundo. Genoa, da Itália, e Dínamo Zagreb, da Croácia, foram alguns dos times internacionais nos quais o atacante defendeu na década de 90, numa época que não era comum ver japoneses no futebol europeu.

"Acho que tive bastante influência para popularizar o futebol no meu país sim. Se eu não fosse o primeiro, acho que não teríamos tantos jogadores na Europa no momento",disse.

Apesar de ter passeado pelo mundo, a ligação com o nosso país é muito forte. Kazu chegou aqui com apenas 15 anos de idade. Aos 20, já estava vestindo a camisa do Santos, clube que teve duas passagens, em 1986 e 1990. E foi exatamente do Peixe que o folclórico atacante tirou a inspiração para a comemoração de um de seus dois gols neste ano.

"Eu gostava da comemoração do Careca! Tentei imitar e saiu um sambinha do meu jeito" revelou.

De volta ao Japão desde 1999, Kazu joga atualmente pelo Yokohama FC, clube de história curiosa no país. Os Fulies foram fundados no ano em que o jogador retornou ao Japão por torcedores do extinto Yokohama Flugels, que não gostaram da fusão do Flugels com o rival Yokohama Marinos. O atacante faz parte dessa história desde 2005. Só saiu do time por empréstimo no final daquele mesmo ano para disputar o Mundial de Clubes pelo Sydney FC, onde marcou dois gols na competição.

Pela seleção do Japão, Kazu foi artilheiro em duas eliminatórias asiáticas para Copas do Mundo, 1994 e 1998. Nas do Mundial dos Estados Unidos, marcou 13 gols, mas os Samurais ficaram a um ponto de embarcar para os EUA. Quatro anos depois, nas eliminatórias para a Copa da França, foram mais 14 gols anotados. Porém, apesar de seus esforços para a classificação inédita do Japão para um Mundial, Kazu não disputaria uma Copa do Mundo, já que foi cortado às vésperas da competição pelo técnico Takeshi Okada. Em 2012, foi convocado para a disputa da Copa do Mundo de Futsal. O resultado foi outro recorde: o de jogador mais velho a atuar em um Mundial da modalidade.

"Não aconteceu nada. Eu não tenho nada contra ele. Não sei se foi minha maior decepção. Realmente não gosto de ficar olhando para trás", revelou sobre o corte em 98.

O atacante atualmente se recupera de uma lesão e espera voltar a fazer gols e assim estender um pouco mais os recordes de sua carreira. O Yokohama FC se encontra na 12ª colocação, a cinco pontos da zona de playoffs que garantem uma vaga de acesso para a primeira divisão. O experiente japonês é monossilábico quando questionado se continuará a jogar caso o clube consiga subir para a elite do futebol nipônico.
"Sim. Claro!", afirmou.

(fonte: globoesporte.globo.com)
ASSOCIAÇÃO HARMONIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
55 11 4368-9355
Av. Caminho do Mar, 2709 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo - SP
desenvolvido por Orion Public
Finally, Rolex may be producing rolex replica uk however constant improvement within refining their own actions, which are actually examined through these phones end up being precise in order to inside mere seconds daily. Therefore, the actual query is actually just how can Tudor measure when you are various as well as, ideally, a lot more than it's competitors, whilst not breaking fake rolex sale. Let us place the actual Rolex Submariner "No-Date" Research 114060 and also the rolex replica sale These types of Dark Research 79220N alongside and find out that they evaluate. Rolex times the start of it's background along with plunge wrist watches in order to 1953, whenever everything began using the replica watches. Tudor's participation within plunge view production started only one 12 months following Rolex, within 1954, having a view along with a name which were eerily much like individuals associated with it's mother or father organization the actual rolex replica.